Petrópolis, 19 de Maio de 2024.
Ei meu menino,
Como você está? Eu torço para que esta carta encontre você sentindo-se em paz, meu filho.
Neste fim de semana eu estive cuidando de mim. Em mais de três anos, eu pedalei uma vez apenas; fiz algumas caminhadas; e quase mais nada.
Há mais de três anos atrás era diferente. Eu fazia algumas atividades físicas na sua companhia ou fazia para estar muito bem para você.
O que estou fazendo agora é bastante diferente. Estou começando a fazer algumas atividades apesar de não haver a sua companhia; e para estar bem para mim, e apenas para mim.
Por isso mesmo, ao retomar as atividades, eu pude sentir no corpo que eu estava bastante sedentário. É um grande problema a resolver!
Eu não sou um pai atleta para servir de exemplo, mas posso aconselhá-lo a se manter sempre saudável e ativo. É mais fácil manter-se ativo do que retomar hábitos saudáveis. Ouvimos muito isso; lemos muito isso; mas nem todos consideram isso tão seriamente.
Eu ainda me recordo de quando você ainda era um bebê. Era útil estar saudável e em forma. Carregar um menininho para todo lugar; brincar no chão e com muita intensidade; trabalhar e dormir em horários alternativos; praticar futebol; ensinar bike; dançar todos os clipes de música pop que estavam ao nosso alcance; etc. Foi tudo possível pela existência de muita saúde. Que bom!
Agora eu não preciso me preocupar com nada disso! Passou aquele tempo! Aparentemente, você não tem ou terá qualquer necessidade que exija alguma boa forma minha. Logo, eu preciso apenas cuidar do meu bem-estar.
E está dando certo.
Nesta semana, eu trabalhei um pouco menos. Estive em meu outro lar e deixei tudo organizado. Também pude ler e assistir alguns documentários, o que sempre gostei muito de fazer. Não tive mais nada para fazer de quarta-feira até o domingo.
A próxima semana será um pouco mais intensa. Peças para terminar; artigos para terminar; e um evento para facilitar no fim de semana. Apesar disso, tentarei manter em dia o meu treinamento de violão, de gaita e de outras coisas mais. Também tentarei caminhar e pedalar um pouco mais.
Metas, metas e mais metas. Porém, tenho tempo suficiente para que elas sejam alcançadas. Se não der certo, não foi por falta de disponibilidade de tempo, está bem? Terá sido só desorganização minha, ou preguiça, ou qualquer outro motivo que não é digno de nota.
Acredita que na última semana eu tive tempo até mesmo de ir a uma médica? Estava tudo em ordem. Homens não costumam frequentar médicos até que alguma coisa esteja bem errada. Eu tento ser um homem diferente, até mesmo tentando participar mais da vida do meu filho. Porém, se nem isso, que é muito importante, eu consigo... Imagina se eu precisaria derrubar todo o estereótipo masculino?! Não preciso. Essa parte do médico não é a minha prioridade.
Entretanto, esse esforço se somou aos demais esforços para garantir o meu bem-estar e a minha aptidão para fazer mais esportes, estar mais exposto ao Sol, e viajar mais.
É assim. Em um mês eu tenho estado mais em Minas Gerais, com as atividades comuns ao nosso estado, esportes do nosso estado, trabalhos em nosso estado. Em outro mês, eu estou aqui no Rio de Janeiro, com outras atividades, outros esportes, outros trabalhos. Em um próximo eu pretendo estar mais em São Paulo, com atividades ainda mais diversas, outros esportes, outros trabalhos. E por aí vai.
Continuarei na torcida de que você também se encontre em seus passatempos, seus esportes, suas predileções, sua disponibilidade de tempo, sua saúde. Assim como eu me encontrei e tenho me encontrado, meu menino.
Mais uma das cartas do seu pai.
Seu pai.
Cartas do Meu Pai, Carta 3.
Comentários
Postar um comentário